terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fiorucci pelo Mundo

A noite de 22/08 foi marcada pela presença do estilista e empresário Elio Fiorucci; criador da marca italiana Fiorucci; em uma emocionante palestra (ou devo dizer, bate-papo) no IED (Intituto Europeo di Design).
O estilista, hoje com 72 anos de idade, fez um relato sobre a história da marca, criada na década de 60, e sobre toda a sua “explosão” nos anos 70 e 80. Quem não se lembra do logo de dois anjinhos (um moreno e outro louro) estampados nas famosas camisetas da Fiorucci, vendidas no mundo inteiro? Fiorucci diz que a marca foi criada com o propósito de fazer uma comunhão com as pessoas, principalmente os jovens do pós-guerra que passavam por uma necessidade de transformação. A Fiorucci traria uma nova concepção de valores e juntamente com Andy Warhol e Oliviero Toscanni, Elio afirma ter realizado grandes feitos acreditando sempre que a moda é a escrita do nosso tempo. “O poder da moda em afirmar a identidade pessoal, cultural ou social, é maior do que se supõe”. Apesar de ter cometido mais erros do que acertos, que culminou com a venda da marca há 18 anos para um grupo japonês, ele orgulha-se em ser o precursor da transformação da moda italiana.
Atualmente o estilista dedica-se a projetos sociais, como a luta contra o Tracoma (doença nos olhos que pode levar a cegueira); administra outras três marcas de moda jovem: Love Theraphy, Baby Angel e Selected by Elio Fiorucci e ainda faz parte do comitê científico de moda na Itália. “O sucesso só acontece para quem o ama, mas a disciplina é fundamental para alcançá-lo”, afirmou o empresário.

0 comentários:

Postar um comentário

Love is...
© Fiorucci - Template by Andreéles Batista